ALGUNS ESCREVEM PARA LEMBRAR; OUTROS ESCREVEM PARA ESQUECER

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BIPOLARIDADE

Sempre soube que existia, mais nunca havia achado alguém que tenha tão próximo de mim. Um distúrbio; na verdade uma doença crônica, que afeta em média 1.6% da população mundial. Sempre fiquei imaginando como era possível alguém estar bem, e em questão de minutos mudar totalmente seu estado de humor; falar algo e depois mudar completamente aquilo que havia dito. O bipolar pode chegar ao extremo da depressão do suicídio a euforia de escrever um livro em um dia, isso varia caso-a-caso. A doença afeta a qualidade de vida da pessoa porque transforma o humor dele. O comportamento alterado durante os episódios agudos atinge em cheio suas relações familiares, sociais e produtivas. Tanto que a bipolaridade já é a sexta maior causa de incapacidade para o trabalho no mundo. Comecei a me interessar pelo assunto, e encontrei alguns relatos de pessoas bipolares; muitos dos casos não sabe que tem, e descobrem quando o distúrbio já esta em um estágio avançado.

"A alteração básica no paciente bipolar é o estado de humor. Vai da exaltação, da mania, à depressão profunda. São dois opostos", resume o psiquiatra Leonardo Magalhães Ferreira Lanna. Médico do Hospital Espírita André Luís, ele faz palestras sobre o tema periodicamente. E diz que, apesar de conhecida há tempos, a bipolaridade ainda é marcada pelo diagnóstico tardio - em média, feito dez anos após o surgimento dos primeiros sintomas.

Durante as crises, o portador da doença pode sofrer de depressão profunda, com tristeza acentuada, desânimo, pensamento lento, ideias exageradamente pessimistas e, em casos mais graves, tendências suicidas. Já na fase de euforia extrema, tem o humor exaltado, desinibição social, aceleração do pensamento, manifestações de impulsividade e pode abusar de álcool, drogas e jogos. Também quer fazer várias coisas ao mesmo tempo e passa a gastar dinheiro de forma excessiva. Atinge homens e mulheres, e pode se manisfestar em qualquer etapa da vida, mais em geral - segundo relatos os primeiros sintomas começam a aparecer na faixa dos 20 e 30 anos.


O humor das pessoas portadoras de bipolaridade pode ser comparado a uma onda do mar. Tão rapidamente como se eleva, pode também rebaixar.Boa notícia: Há tratamento!

Um comentário:

  1. Infelizmente uma doença que tem crescido nos últimos anos, mas há tratamento. Eu creio que transtorno bipolar do humor pode ser bem controlado trazendo uma vida quase "normal" ao paciente. Parabéns por divulgar este tema! abs - Will

    ResponderExcluir